terça-feira, 8 de junho de 2010

rápidas considerações

(estou de passagem e não quero gastar o tempo dos senhores com conversas vãs)

. o escritor fantasma, o novo do polanski, é um remake sem charme de chinatown. um cara que se acha malandrinho é contratado para um trabalho menor que esconde uma trama política cheia de intrigas e no centro de tudo, uma mulher fatal e ambiciosa. desculpem, mas jack nicholson & faye dunaway são imbatíveis. e vamos combinar que roteiros escritos por jornalistas da BBC sobre grandes intrigas envolvendo grandes personagens da BBC são ZZZZzzzzzzzzzzzZZZZ

. whatever works é sanduíche requentado do woody allen.

. mary & max é um primor: pelo roteiro, pela animação, pela trilha sonora, pela narração deliciosa. um aviso: não é filme para quem acha a vida bela & a flor amarela. os personagens são losers, mas LOSERS MESMO, do tipo que são abusados pelos pai e nunca tiveram um relacionamento saudável na vida.

. o que resta do tempo é um exemplo raro de filme lúcido - sem ser chato - sobre a posição das famílias árabes que decidiram ficar em israel. delineia a história e firma um ponto de vista sutil e delicado sem ser irritantemente panfletário. (apesar de que algumas pessoas saíram da sala revoltadas. too bad for them).

. alguém, por favor, tire ilha do medo de cartaz. vergonha alheia pelo scorsese. ele não merece isso.

. mother ainda está em cartaz, assim como pernassus. eu, se fosse você, matava a família e ia ao cinema.