quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

aniversários

"Subi as escadas da velha casa me esgueirando pela parede, temerosa que alguma professora Lola ou algum jornalista Ricardo viesse a perguntar o que havia acontecido. (não precisava preencher qualquer ficha com aniversários ou endereços, bastava apenas pagar em dia)

Pensei ler algum Bukowski, desisti – se é para dançar esse tango, que ao menos não pise nos meus calos. Chorei, chorei, chorei – até começar a sentir que não havia mais nada. Como entrei, saí, e fui parar no Jimmy's. Ele não estava.

Voltei com duas garrafas de vinho, e o assoalho de madeira, o resto de sol, de som, de silêncio, a chuva iniciante, a cama desfeita –

eu tive um amigo, certa feita, que dizia serem as pessoas o melhor da vida. nada importava se estava no país natal dele, com montanhas geladas ao fundo... eram as pessoas. Talvez.

Em um aniversário de vinte e poucos anos, caiu o maior temporal da história do rio de janeiro. As ruas principais ficaram interditadas, os bares fecharam mais cedo, as pessoas se mantiveram com medo; abri um vinho, liguei alguma música, fumei uns cigarros. Meia-noite, o telefone toca – meu pai. completamente bêbado. Perguntou como estava a saúde e quando eu iria para a europa. Respondi que não sabia, as coisas eram difíceis, havia assuntos delicados na cidade, não poderia abandonar meu emprego, meu marido -

Você não pode continuar aí. Precisa ver o mundo.
Eu sei, pai.
Lá no mundo é que as coisas acontecem; aqui nessa merda ninguém mexe o cu para nada; você precisa ver o mundo, Alice!

Eu SEI, pai.

(Nina, se eu pudesse pegar um telefone, eu ligaria e diria isso:

sweet, estou bêbada e hoje é meu aniversário. ignore isso! queria que você estivesse aqui, dividindo esse cigarro e esse vinho (que é muito bom, rodrigo roubou da avó dele). você é uma mulher linda, e apesar de qualquer coisa que esteja acontecendo, for better or worse, I LOVE YOU. você é parte de mim - não tem como falar de alice sem falar de nina, minha doce nina, que agüenta a lot of my craps e para quem eu estarei sempre aqui. tô bêbada, ouvindo tina turner, mas acredite: you're just too hot to hold.

o cd é ika & tina, na época em que ela apanhava do marido e fazia boas músicas )

hoje choveu muito e as flores amarelas invadiram a rua. Pela manhã, veio o gari e limpou. Atrapalhava os carros."

(zig, página 31)