quinta-feira, 25 de março de 2010

sobre filmes (quando não se tem mais nada a dizer...)

a grande bosta do ano se chama precious. olha. história mal contada do cacete; se você quer me fazer chorar, ao menos saiba dar um início, um meio e um fim. precious é um grande videoclipe do criança esperança: olha como ela se fode na vida, para doar cinco reais, ligue 0800-zzzzzzZZZZzzzz.

*

uma noite de madrugada, o scorsese tava tomando um porre - tinha descoberto que sua mulher o corneeou com o sobrinho do coppola, que anda fazendo uns filminhos bem legais - sozinho, percorrendo sua coleção de clássicos americanos dos anos 1940 quando veio a idéia: QUE TAL FAZER UM FILME ASSIM? daí, ele deveria ter ido dormir e no dia seguinte, se foder de ressaca em beverly hills. mas não. neguinho ligou pro traficante, pediu seis gramas de cocaína, ficou escrevendo sem parar ON DRUGS, ligou pro amiguinho leonardo di caprio, que trouxe MAIS cocaína, e juntos eles fizeram a MAIOR MERDA DA VIDA DO SCORSESE.

ilha do medo = resultado de uma noite ruim de cornos mansos e cocaína.

*

an education só ressoa na caixa toráxica se você: a) for mulher, b) curtir muito Londres, c) estiver / já ter sido apaixonada por um homem mais velho. claro, claro, vamos combinar que o roteiro é do nick hornby, a fotografia é bacana e tem momentos belíssimos, mas se você não corresponder aos três itens, an education vai ser mais um filme bonito que você viu naquela cinema de arte.

mas.

veja bem.

se você correspondeu aos itens acima, então an education é um conto em lilás sobre como a gente se fode, aprende a se foder e ainda assim sai de casa para se foder mais. como toda forte ilusão se transforma em um penhasco - e isso tá incluso no pacote quando você marcou um x na opcão 'continuar vivendo' depois da adolescência -, mas a gente encara. porque londres é linda, não é mesmo? e a vida não cansa de surpreender.