sábado, 24 de outubro de 2009

2nd day in london

saturday morning. toda uma cidade para descobrir.

acordei cedo, sem nem conseguir comer, e parti para portobello market, o tradicional mercado de TUDO que acontece aos sábados em notting hill. me disseram para não chegar cedo; desobedeci à norma e encontrei muitas lojas vazias. uma estava aberta, a de uma simpática go-go girl, colecionadora de caveiras e snoopys.

mimmi tem uns 25 anos, cabelo preto bem preto, unhas vermelho-carmim, sombra roxa e dois brincos de navios piratas. deixa mensagens bem-humoradas e atrevidas para os clientes: no espelho, "your hair is fine"; na prateleira de betty boop, "you can look like her, but she's better". levei um par de âncoras. mimmi me disse que eram os favoritos dela. usava uma blusa "if you don't love my city, fuck off".

portobello market é uma sensação, um instante marcado de um tempo. livros raros, que jamais você irá encontrar novamente - uma edição de alice no país do espelho de 1957, em que ainda há o cheiro de tinta -, estão lado a lado com jovens músicos e óculos coloridos, além de antigas máquinas fotográficas - a polaroid ainda existe, sim! - e muitos casacos sem dono. um dia, todas essas peles foram de alguém, mas agora... estão no cabide, por 10 pounds.

muitas antiguidades: anéis, passadeiras, penteadeiras, brincos. um quebra-cabeças de quem teria usado o quê, quando e onde - em uma festa, em um jantar, em um primeiro encontro com um namorado, escondida dos pais, em hyde park?

depois, camden town. cinza, poluída, caótica, com lambretas no lugar de bancos e um lago sujo. my favorite place in the whole world. se deus descesse do seu alto trono nos céus, veria que a babel funciona: franceses, espanhóis, argentinos, turcos, afegães, colombianos, indianos. e funciona. camden é uma versão punk do mercado de notting hill, com três setores principais: o market, o food place, e o lake. se você quer tapetes indianos, é lá. um graffiti artist/tatuador pintando uma camiseta/quadro, é lá. um francês e seu ajudante afegão para fazer um tour por londres à noite e ainda ganhar óculos de graça, é lá.

certas coisas não devem ser contadas: guardamos para não morrer quando do relato para outras.

a waterloo bridge, o london eye, o big ben, e especialmente, o st. james's park com pizza e estrelas à noite, são dessas. antes que se percam na próxima esquina, no próximo sussurro.